Primeiro formulário

Imprimi duas cópias do formulário inicial, o que a gente vai enviar no fim do mês pro consulado. Há algum tempo atrás já tinha impresso uma cópia pra ir treinando, a lápis. Agora há pouco preenchi a maior parte do formulário definitivo, já a caneta.
Nessas horas não tem como não passar pela cabeça aquele pensamento, "isso o que eu estou fazendo agora representa uma mudança drástica na nossa vida". Porém, para mim não há nenhum tipo de dúvida que isso seja realmente o que eu queira.
Só falta preencher a parte de experiência de trabalho - afinal, até enviar o formulário provavelmente já estarei em outro emprego e seria bom já colocar a informação atualizada (sobre isso comento mais abaixo).
As perguntas deste formulário servem pra eles somarem "pontos". Existem seis fatores nos quais você pode somar 100 pontos; se você conseguir 67, você já tá com um pé no Canadá. Os seis fatores são: educação (25 pontos), habilidade em inglês ou francês (24 pontos), experiência profissional (21 pontos), idade (10 pontos), emprego arranjado (10 pontos) e adaptabilidade (10 pontos). Por isso a importância de saber a minha proficiência no inglês antes de enviar o formulário: a informação que eu preencher na parte de "habilidade em inglês" eu tenho que comprovar. Devido a minha boa performance no teste, consegui 71 pontos. Sweet!
Existe também o requisito de dinheiro. Teoricamente você tem que ter X dólares canadenses "unencumbered by debts", ou seja, em grana mesmo, dinheiro líquido - se bem que, após perguntar pra uma funcionária do consulado (a conhecida Maria João), fui informado de que qualquer bem que puder ser comprovado já vale. A questão é que você tem que botar um valor no formulário. Daqui a 6 meses, quando for enviar um extrato bancário pra comprovar, o valor vai ter mudado... será que eles esperam que você tenha muito mais do que preencheu no início? Senão, na verdade você pode mandar o formulário sem ter a grana, e enquanto passa o tempo juntar e então na hora que pedirem você mostra o extrato com o que pedem.
É um tanto quanto nebulosa essa parte, na verdade é a minha segunda grande preocupação (a primeira foi passar no inglês). Existe outra grande preocupação mas essa é pra bem depois, pra quando nosso passaporte já estiver carimbado, entitulada "arranjar um emprego no Canadá", devido a eu não ter ainda uma grande experiência na minha função atual, DBA.
Para amenizar esta última, espero já na segunda-feira dar a notícia no meu trabalho atual de que estou "vazando".
Estou atualmente há 5 meses no mesmo trabalho e posso dizer que foi um período praticamente perdido. Pra alguém que precisa avidamente adquirir conhecimento, foi um tiro no pé. Somente 20% do tempo que fico lá eu lido com o que eu deveria lidar, bancos de dados Oracle, ainda assim com sérias restrições a que tipos de atividades relacionadas a isso eu posso desempenhar. Os outros 80% do tempo eu passo mexendo com programas obscuros que só são utilizados naquele projeto, mexendo com Weblogic, e o mais preocupante, fazendo trabalho de suporte Windows (configuração de máquinas, instalação de certos softwares). Ainda pra completar, semana passada me mandaram fazer um inventário dos computadores da sala simplesmente porque a secretária estava de férias. É brincadeira?
Bem, já fiz duas entrevistas e estou empolgado com a primeira, o trabalho parece ser interessantíssimo e paga muito bem, a segunda oportunidade profissionalmente falando é também um grande avanço, porém o método de contratação é CLT e portanto é menos dinheiro na conta corrente. Para quem não sabe, hoje em dia no mercado de informática um dos métodos mais utilizados (senão o mais) é fazer com que o "empregado" abra uma empresa e então esse passa a emitir notas fiscais, método este chamado popularmente de "PJ" (pessoa jurídica). Já tenho empresa há anos e existem várias vantagens; uma delas é pagar poucos impostos na fonte, que permite direcionarmos o dinheiro para aonde quisermos, seja uma previdência privada, um fundo de investimentos, Bolsa de valores, etc.
Voltando ao assunto, as entrevistas foram ótimas, ambos entrevistadores gostaram de mim - acho que isso é uma coisa no qual eu me dou bem, entrevistas de emprego - e ambos prometeram uma resposta na segunda-feira.
Emprego mudado, formulário preenchido, fim do mês estamos dando entrada no processo.
Marcadores: Imigração
2 Comentários:
Interessante a noticia... Vamos ver o que voce diz na Segunda! Quem sabe vai gostar tanto do novo emprego que decidi ficar ai mesmo.... NOT! ;-D
Ai, hj é quarta e não teve resposta?! Mas não tenho a menor dúvida da sua capacidade e sei q se esses (bobões) não te contratarem, é pq eles não podem ter alguém tão bom.... E Ki heim?! Ela não escreve é?! E o passeio?! Agora tem q aproveitar enquanto vcs estão aky, pq depois, encarar 17 horas para ver umas das 7 maravilhas, não sei se vcs encaram... snif snif... beijos..
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial