9 de mar. de 2008 14:48 - :: ultranol ::

Em busca do "antecedentes criminais", etapa São Paulo

Ontem eu e minha esposa fomos ali do lado, em São Paulo, obter meu "Police Clearance Certificate", ou, em português, certifidado de bons antecedentes criminais.

No início do processo, vislumbrei a possibilidade de deixar uma procuração com minha mãe para que ela fizesse isso para mim, visto que eu teria que perder um dia de trabalho para fazer isso pessoalmente... mas então, no post do pessoal do Picolé Carioca eles lembraram que os postos do Poupatempo abrem aos sábados; isso me fez pensar sobre as opções que nós tínhamos, a primeira seria minha mãe fazer o que inicialmente pensei, e correr o risco da delegacia não aceitar por ser por procuração, além de demorar dias, ou então a segunda opção, ir nós mesmos e retirarmos na hora. Obviamente a segunda opção era muito mais atraente.

Assim fizemos. Pegamos um ônibus da Viação 1001 no sábado por volta da meia noite e chegamos em SP às seis. Alertados pelo pessoal do Picolé, pretendíamos chegar bem cedo pra não ficarmos 2 ou 3 horas na fila. Chegamos no Poupatempo da estação Luz às 7h05, e fomos os primeiros a solicitar o "antecedentes". Em 10 minutos já tínhamos nosso dever cumprido!

Permita-nos fazer agora uma pequena comparação com o processo de solicitar essa certidão aqui no Rio.

SÃO PAULO: Você vai no posto, com um RG na mão, e em 10 minutos (ou, vá lá, 3 horas caso chegue num horário movimentado) está com a certidão na mão.

RIO DE JANEIRO: Você vai no posto, com o seu RG na mão e uma carta esclarecendo o real motivo de você querer solicitar a certidão, correspondência essa que demorou no mínimo uma semana para chegar em sua casa após solicitar ao Consulado, e então dá entrada na solicitação, que demora aparentemente 10 dias úteis, porém, sabemos de casos no qual você chega lá e escuta "ah, ainda não ficou pronto, venha outro dia".

TOTAL MÁXIMO DE TEMPO PERDIDO em SP: 3 horas

TOTAL MÍNIMO DE TEMPO PERDIDO no RJ: 20 DIAS

Como que algo que pode demorar 5 minutos em São Paulo pode demorar 2 SEMANAS no Rio? De acordo com meus cálculos e estudos, a razão é que o Rio é um estadozinho bem mequetrefe.

Certo, dever cumprido, o que fazer em São Paulo, então? Muitos cariocas já teriam a resposta pronta, na ponta da língua: "VOLTAR PRO RIO!" Mas nós já abstraímos esse bairrismo idiota e saímos aproveitar o melhor que a cidade pode oferecer. Prosseguimos então tomar um café da manhã delicioso, já que fomos direto ao Poupatempo sem nem parar para comer. Conheci o Bella Paulista quando fiz um curso de Oracle no ano passado, que era ministrado bem em frente a essa formosa padaria. Vejam uma das belezinhas que estava esperando por nós:



A gente comia pensando, mesmo que lá no Canadá tenham coisas gostosas, talvez nunca seja igual ao gosto dessas coisas que comemos aqui. Penso que talvez seja bom pensar no Brasil somente como sendo sinônimo dessas pequenas coisas boas: família, amigos, comidas gostosas...

Próxima parada: Liberdade. De vez em quando passamos por lá pra dar uma olhada no monte de coisas legais da cultura japonesa. De cara já entrei numa livraria japonesa, fiquei maluco de tentar ler as coisas, e na verdade consegui identificar vários livros... depois entramos em várias lojinhas, fizemos compras básicas, e no final experimentei a soda Ramune, que tem um método bastante peculiar de ser aberta... ainda bem que os atendentes de onde comprei me explicavam como abrir, porque senão ia precisar comprar um manual! Mas é divertido, você empurra uma bolinha pra dentro, que fica numa parte da garrafa que não passa pra fora... e a soda em si é gostosinha, não tem nada demais, mas é legal saber como é.

Após, fomos saudar o Rei das junk foods. Mais uma razão pra achar o Rio uma unidadezinha da federação bastante safardana é o fato de não termos Burger King e ele já estar presente em SP, RS, PR, MG, GO, DF, BA, PE, PB e RN, já com previsão de abrir em ES. Qual o nosso problema?!?!

Então, demos uma passada no Mercado Mundo Mix. O evento atrasou cerca de 10 minutos, o que me deixou um pouco irritado, não exatamente pelo atraso em si que foi irrisório; o que me dá raiva é ver que, desde meia hora antes da abertura, o pessoal da entrada do evento estava ali parado, batendo papo, sem fazer nada, e dentro do evento em si não se via nenhum movimento que justificasse a espera; quando deu a hora, 14h, um dos caras começou a explicar pros outros ali do local como é que eles iriam aceitar as entradas, os flyers, etc. Depois de dois minutos fazendo isso, o pessoal voltou a bater papo, ignorando a multidão ali em pé, literalmente debaixo de chuva e sol. Depois de uns dez minutos, o "instrutor" simplesmente teve um lampejo e começou a receber as entradas - não é como se ele estivesse esperando um "OK" de algum organizador ou algo parecido. Foi "da vontade" dele, mesmo.

Havia uma senhora japonesa que estava azucrinando o pessoal do evento para que abrissem no horário. Qual a reação dos outros que estavam esperando na fila? Começaram a tirar sarro da senhora!

Qual o problema dos brasileiros com horários estabelecidos? Se estava combinado que o evento iria se iniciar às 14h, não era para ensinar os atendentes como proceder às 14h, e sim às 13h50 ou algo do tipo. Dez minutos ainda foi uma espera muito pequena se formos pensar que em shows de bandas brasileiras o espetáculo só começa no mínimo após uma hora do horário anunciado. Sinceramente, não faz o menor sentido.

Ficamos por lá durante uma hora e pouco e então partimos de volta para nossa casa.

Não chegou ainda a carta que pedimos ao Consulado para podermos dar entrada na solicitação de antecedentes aqui no RJ... amanhã vamos tentar levar só o e-mail e a carta inicial do processo, que contém meu nome. Não aguento ficar esperando por motivos bestas!!!

Marcadores:

4 Comentários:

Blogger K disse...

Pois eu sou uma carioca que adora São Paulo. Aliás, se fosse pra escolher entre mroar aqui e mroar lá, eu moraria lá. Nossa... todos aqueles cafés, restaurantes, cinemas, parques, museus. Fora que agora tem Starbucks!!! Só nisso eu já decidia...

Quanto a todos os outros questionamentos... Não dá pra entender mesmo.

Beijo,
K.

10/3/08 12:05  
Blogger Renata, Dory, Olívia e Vítor disse...

Eu, paulista que mora no Rio não chego a achar que o estado fluminense seja "mequetrefe", mas permitam-me dizer que em SP parece que as coisas funcionam um pouco melhor!
Se pudesse escolher, tb moraria lá, mas não tenho nada contra o lado de cá!
Esse lance das certidões de antecedentes aqui no Rio foi uma dor de cabeça à parte. Tive que ir e voltar umas 3 vezes, Olívia tinha 2 meses e pouco, pq meu marido não pode solicitar por mim. Um saco! Quando cheguei lá com a nenê me disseram: pq vc não nos avisou que estava com bebê pequeno em casa! E vcs acham que meu marido não tinha falado???
Boa sorte pra vcs em mais essa fase!
Abraços

10/3/08 13:24  
Blogger Andréa disse...

Anota mais uma cidade onde tem Burger King: Aracaju!!! Isso mesmo! Minha filha esteve lá agora em janeiro e outro dia estava questionando isso: por que lá tem e aqui no Rio não tem???

Bjs,

Andréa

11/3/08 18:28  
Blogger Pedro Fernando disse...

Tem burger king em copacabana ... mas eu pessoalmente acho uma porcaria ... mesmo aqui em montreal eh uma porcaria tb .. tem outras junk foods melhores hehehe.

Abracos.

15/3/08 23:02  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

05/06/2007 Marcação do IELTS
16/06/2007 Exame IELTS
29/06/2007 Resultado do IELTS
07/08/2007 Envio do formulário ao Consulado
13/08/2007 Início do processo
17/08/2007 Confirmação do início do processo (carta)
21/08/2007 Inclusão no sistema (e-CAS)
03/03/2008 Solicitação dos documentos (e-mail)
27/03/2008 Envio dos documentos
19/05/2009 Pedido de atualização de documentos (e-mail)
23/05/2009 Pedido de exames médicos (carta)
29/05/2009 Envio dos exames médicos
17/06/2009 Solicitação dos passaportes e pagamento da taxa final (carta)
18/06/2009 Entrega dos passaportes no Consulado
22/06/2009 Recebimento dos passaportes com visto
13/07/2009 Chegada a Toronto
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
abril 2010
maio 2010
julho 2010
maio 2011
Blogs de quem ainda vai
  Being An Entrepreneur In Canada
  Brancas Nuvens
  Chocolate.ca
  British Columbia 2010
  Cravo e Canela
  Do Brasil ao Canadá
  Folha do Canadá
  Jacques Brothers Without Borders
  Moquequinha Canadense
  Os Lima
  Pipoca & Canadá
  Semeando em Terras Canadenses
  Sonho Congelado
  Sonho no Canadá
  Tutu com Goham

Blogs de quem já foi
  A Era do Gelo
  As Invasões Bárbaras
  Au Québec
  CanaDaBoa
  Canadiando
  Conexão Toronto
  Família Faian no Canadá
  Fla Lá no Canadá
  Icebloggus
  QuebeCoisa
  Lá no Canadá
  Nous sommes arrivés Québec
  Paulistanos numa Fria
  Picolé Carioca
  Projeto Maple Leaf
  Sai da Tua Terra
  Ser e Ter
  Simbora pro Canadá
  Tudo ao Mesmo Tempo
  Unzip Canadá
  Vivendo nosso Sonho

Sobre o processo de imigração
  Como imigrar
  Perguntas sobre a imigração
  Canada Immigration Brasil

Sobre a viagem
  American Airlines
    - Viajando com animais
  Air Canada

Sobre imóveis lá
  Craigslist.org
  Sublet.com
  ViewIt.ca

Sobre empregos lá
  Monster
  Monster (Canadá)
  CareerBuilder

Blogs de amigos
  Acordei que Sonhava
  Perplexões
  Daniela e Cristiano

Outros sites
  Dentista em Casa
  Yuki Noda Photography


Powered by Blogger