15 de ago. de 2008 16:06 - :: ultranol ::

Paciência de Jó

"A paciência é a maior virtude do imigrante."

Li essa frase hoje na lista de discussão Canada Immigration Brasil, o novo espaço aonde os imigrantes-wannabe se reúnem, após o misterioso desaparecimento da lista Canada Imigration original. Eu não sei realmente se a paciência é a maior virtude do imigrante, só sei que, deste imigrante aqui, não é, não.

Ultimamente tenho estado muito chateado com relação a todo esse processo, visto que, uma vez ao mês venho bater ponto aqui no blog e tem sido sempre pra dizer "nada de novo". São 3 meses de seca impostos pelo Consulado, no qual apenas 4 pessoas receberam pedidos de exames médicos, de acordo com a amostragem que temos, formada pelas pessoas que publicam na internet as suas experiências. Pra se ter uma idéia, nos 3 meses anteriores a esse período, 23 pedidos de exames médicos foram cadastrados no nosso sistema.

Tenho estado mais irritado do que o de costume. Acho que a sensação de não ter total controle sobre sua própria vida me deixa muito mais deslocado do que uma pessoa normal. Eu devia ter mais "jogo de cintura", aceitar a situação, tirar proveito dela, mas algo acontece que me deixa meio inquieto. Some-se a isso a total e completa desordem na qual vivemos, é a receita para um desastre.

Nestes dias venho fazendo inclusive algo que não deveria: exigir um mínimo de respeito e hombridade de pessoas as quais não conheço.

Outro dia, no trânsito, um pequeno congestionamento, duas grandes filas de carros paradas num semáforo, alguns carros aproveitavam uma junção de via para passar na frente dos otários que respeitavam a fila. Na minha vez de passar, simplesmente não dei passagem para um cara. Ele, como se estivesse com a razão, reclamou que eu estava o fechando! Veja bem, ele reclamou, não eu. Quem está errado, está certo. Simplesmente perguntei se ele conhecia o conceito de "fila", quem chega antes passa antes, esse tipo de coisa. Fingiu que não ouviu e forçou o carro. Passou na minha frente. Não antes de ouvir que o Brasil está assim por causa de gente egoísta como ele. Fico imaginando se ele sequer irá refletir sobre essas palavras que ouviu... acho que não.

Anteontem eu e minha esposa estávamos num estacionamento de shopping - vou grifar, estacionamento de shopping. Estávamos um pouco distraídos, conversando, e quando atravessamos a rua, percebemos que um táxi passava, obviamente paramos e deixamos o carro passar. Ele passou na nossa frente e encostou no meio-fio. Até aí, sem problemas. Simplesmente continuamos andando, para chegarmos ao outro lado da rua. Então o táxi simplesmente começa a manobrar o carro, dando ré pra cima de nós. Chamamos a atenção e ele nada de brecar! Ao chegar do outro lado, fui à janela e falei: "Rapaz, toma cuidado, olha no retrovisor antes de dar ré, nós estamos atravessando!" Ao invés de desculpas, ouvi que nós é que tínhamos de olhar por onde andávamos... como se estivéssemos brincando de cabra-cega por aí!

O cara ainda teve a empáfia de descer do carro pra argumentar. Começou a discussão ácida e surreal, e até minha esposa, que geralmente não entra em briga, ficou nervosa em ver o cretino argumentando que estava certo, que era pra gente olhar, o que obviamente fizemos, senão ele teria nos atropelado antes mesmo de ter encostado o carro no meio-fio!

No final da discussão, já desistindo de discutir e entrando no shopping, não me contive. Encerrei a conversa dizendo uma frase com o específico propósito de ofender o cara. Pra humilhar, mesmo. Algo que desmerecia a profissão dele. É algo que não acho, não concordo, mas que foi a única frase que me veio na cabeça nessa hora de desespero. Inclusive, eu escutei essa pérola numa roda de amigos, quando um deles falou, "sabe o que você pode falar pra humilhar alguém?", entre outras piadas politicamente incorretas. Porém, depois de um tempo fiquei triste, pois em primeiro lugar isso está totalmente errado. Errei feio. Eu como cristão devo andar na linha, mesmo que outros tenham errado, e não há desculpa pra se dizer algo tão preconceituoso e idiota. E em segundo lugar, eu talvez tenha ofendido pessoas que estavam perto do cara e não tinham feito nada de errado. Além do mais ainda devo ter passado uma imagem de escroto.

Infelizmente não tenho essa paciência toda, não. Só de imaginar o cara machucando minha esposa, e ainda se vangloriando disso, me dava vontade é de meter a mão na cara do desgraçado. Isso, então, seria pior ainda, visto que poderia até sujar minha ficha na polícia, algo que iria me prejudicar horrores no processo de imigração.

Felizmente, nem tudo é aflição. Daqui a 9 dias entro de férias. Trinta dias longe do trabalho é algo que não tenho conhecimento desde a escola! Férias remuneradas, então, essas são definitivamente as minhas primeiras. Vamos passar uns dias num lugar, outros dias noutro... vai ser uma delícia. Ainda assim, nada vem fácil: a minha parceira de equipe pediu demissão ontem, então está o maior terrorismo do tipo "tá achando que vai tirar férias? ha, ha!", o que realmente não me afeta, pois que eu vou entrar de folga, tenho 100% de certeza. Nem que em vez de voltar pro trabalho eu volte pra procurar outro emprego.

Marcadores:

15 Comentários:

Blogger .Mariana.Daniel. disse...

Também não tenho essa paciência toda não... Fico triste cada vez que saio na rua, dirijo, tento atravessar na faixa enquanto ninguém pára... às vezes quero consertar o mundo, fechando a passagem do idiotas como vc fez, mas isso só me desgasta mais e mais. O dia-a-dia vira um inferno e a luz no fim do túnel é um adesivo grudado numa caderneta de capa verde.

Vamos nos aguentando! ;)

Abraços,
Mariana

15/8/08 17:18  
Anonymous Anônimo disse...

Fala, Ultranol!

Cara, gente mal-educada tem no mundo todo... Pode até ter menos no Canadá (bem menos), mas cenas como essas que vc pasou tb. podem acontecer lá.

Agora, que essa demora toda do processo enche o saco, isso com certeza! Aqui em casa, estamos com a vida parada há 18 meses, por causa desse processo. E nem temos ainda idéia de quando vai terminar!

Sinto como se os últimos 18 meses da minha vida tivessem sido perdidos... Tempo morto, esperando só para ir embora do Brasil!

Enfim, a única dica que eu posso dar para qualquer um na fila de imigração é: NÃO PARE A SUA VIDA! Se quiser trocar de emprego, troque! Se quiser uma TV nova, COMPRE! Senão, vc corre o risco de virar um "escravo do processo", que nos deixa sem informação e sem possibilidade de se planejar.

Boa sorte, cara!

Alessandro
ale_c@yahoo.com

15/8/08 18:02  
Blogger L. Archilla disse...

putz, escrevi um comentário enorme e a conexão caiu...

outra hora eu escrevo de novo... :S

16/8/08 19:01  
Blogger L. Archilla disse...

putz, escrevi um comentário enorme e a conexão caiu...

outra hora eu escrevo de novo... :S

16/8/08 19:01  
Blogger Taís Jacques disse...

Ultranol, não se preocupe a vida é assim, às vezes nos testa p/ ver até onde a gente suporta. Quanto a questão do Consulado, não tem jeito, o negócio é esperar, e ir tocando as coisas por aqui, como por exemplo, estudando, juntando dinheiro, essas coisas que a gente vai precisar muito lá fora... No resto, é ter calma...

abraços,

Taís

17/8/08 17:59  
Blogger * Serena * disse...

Oie, boa tarde!
Acabei achando vocês sem querer, e vou add voc~es no nosso blog.

Quero parabenizar a Inertia pela audacia do cabelo rosa e pelo extremo bom gosto da Harajuku Lovers! ADOREI! Eu tenho parte do meu cabelo, nesse exato momento, rosa, adoro essas coisas malucas, sou Disney Freak e trabalhei na Disney por quase 3 meses. Definitivamente me identifiquei com a Inertia!

Cara, gente ruim e má educada existe no mundo inteiro. A difereça é que no primeiro mundo isso é menor pior.

Abraços e boa sorte na conjugação do verbo esperar...

Dani

18/8/08 16:38  
Blogger K disse...

Nós sabemos bem como é isso... é gente que anda pelo acostamento no engarrafamento, gente que fura fila, que anda na calçada, que avança o sinal na maior. Infelizmente, o melhor é não discutir porque a coisa pode piorar... mas tem uns "dias de fúria" que é impossível calar, né?

Férias ajudam muito :)

Beijo,

K.

18/8/08 18:31  
Blogger Imigrante Carioca disse...

Demora, mas chega. Tinha cadastrado meu timeline no sistema mas deve ter dado algum erro, então cadastrei de novo. Abraço e boa sorte!

22/8/08 14:04  
Blogger Marcio disse...

É, o que mais mata é este "marasmo" que tá rolano no consulado. Minha esperança é que nos próximos meses um monte de pedidos sejam encaminhados de uma só vez para compensar. Caso contrário, muito dificilmente nosso processo acaba antes de 20 meses. Mas pelo menos, tentando ser positivo, este ano até a Olimpíada já acabou! Então que venha logo o fim do ano! Muita calma nesta hora amigos!

Numa nota secundária, cadastrei ainda ontém o timeline meu e de minha esposa no sistema de timelines. Tenho uma pequenina sugestão para dar para o sistema: que tal incluir, junto às legendas e estatísticas, um resumo de "número de processos" x "localidade específica"? Tipo, Toronto: 40 processos, Calgary 15, etc... (Claro, a sugestão serve se você ainda tiver tempo, e se ainda estiver dando manutenção ao sistema)..

Grande abraço ultranol & inertia!

- Márcio e Giovana

25/8/08 22:35  
Blogger D. e CM. disse...

É meu primeiro acesso e quero parabenizar ao dono do blog por este excelente trabalho.
Eu e meu marido tbm estamos na espera...ainda nem nos pediram os documentos.
Esta ansiedade está nos matando, ficamos sem poder nos mexer muito...nossa vida parou desde que entramos com o processo: não mais compramos nada de moveis, eletronicos etc para casa, a única coisa que fazemos é olhar para o calendário e nos preocuparmos quando é que esta bendita carta vai chegar.

Estamos na impaciência também, toda hora pensamos: isto nao aconteceria no Canada, ou, no Canada não é assim...nossos amigos nos taxam de sonhadores, até duvidam que vamos mesmo pra lá. Mas com fé em D'us - Todo Poderoso - nosso sonho vai ser realizado .

Sucesso para todos!

Danielle e Carlos Magno

2/9/08 15:48  
Blogger Cláudio Rodrigues disse...

Sei bem como é! Saí de São Paulo para Ottawa 10 anos atrás e ainda me lembro o stress todo e a falta de educação/uso da lei de Gérson em tudo que era lugar. Graças a Deus me livrei de tudo isso. E o pior é ver que nesses últimos 10 anos, nada realmente mudou no Brasil.
Tenha paciência. Mais umas semanas e o consulado te contata. Pode ter certeza! Abraço!

3/9/08 17:47  
Blogger Carrie Bradshaw Tupiniquim da Silva disse...

sabe, tem horas q é realmente phoda morar no Brasil, eu fico muito revoltada com as coisas erradas que acontecem... imaginem na escola... essa semana foi de cão!
beijos pra vcs!
e falando em bichos: como vão os gatinhos?

4/9/08 22:01  
Blogger Pedro Fernando disse...

Vou contar uma coisa pra voces ... aqui no Canada tambem tem gente mal educada ... e alem disso, tem muito maluco tambem ...
Aqui tem menos, por que a populacao eh menor, mas nao espere pelo paraiso .. tem coisas boas e coisas ruins, a vantagem que a voilencia aqui eh menor e vc nao vai achar gente querendo meter a mao na sua cara o tempo todo ...
manda noticias ae pra gente !!! e quando chegar em toronto, arrum um tempinho depois pra visitar a gente em montreal !

10/9/08 11:03  
Anonymous Anônimo disse...

Cara, o que deixa essa sensação estranha de inquietação e ansiedade é a simples falta de controle. Talvez reassumindo o controle da sua vida, e não entregando ela ao consulado, você consiga esquecer o processo. Assume o controle e esquece o processo. Define você mesmo o prazo... coloca na na frente, com margem e sobra. Planeja tudo com isso na cabeça, que se o consulado demorar será irrelevante.

Abraço

Daniel

11/9/08 11:08  
Anonymous Anônimo disse...

Eu também dei entrada com meu processo de Imigração para o Canadá, depois de ter vivido três longos anos lá. Um dos melhores da minha vida. Atualmente vivo na Irlanda do Sul, cuja economia anda muito bem, tenho um bom trabalho, meu esposo ficou no Brasil, assim pudemos guardar uma boa grana. Mas, o Canadá, é maravilhoso pela preocupação com o que é certo e o ser humana. Mas é bom lembrar, não vá com muita sede ao copo, poderá se frustrar.

25/9/08 17:46  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

05/06/2007 Marcação do IELTS
16/06/2007 Exame IELTS
29/06/2007 Resultado do IELTS
07/08/2007 Envio do formulário ao Consulado
13/08/2007 Início do processo
17/08/2007 Confirmação do início do processo (carta)
21/08/2007 Inclusão no sistema (e-CAS)
03/03/2008 Solicitação dos documentos (e-mail)
27/03/2008 Envio dos documentos
19/05/2009 Pedido de atualização de documentos (e-mail)
23/05/2009 Pedido de exames médicos (carta)
29/05/2009 Envio dos exames médicos
17/06/2009 Solicitação dos passaportes e pagamento da taxa final (carta)
18/06/2009 Entrega dos passaportes no Consulado
22/06/2009 Recebimento dos passaportes com visto
13/07/2009 Chegada a Toronto
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
abril 2010
maio 2010
julho 2010
maio 2011
Blogs de quem ainda vai
  Being An Entrepreneur In Canada
  Brancas Nuvens
  Chocolate.ca
  British Columbia 2010
  Cravo e Canela
  Do Brasil ao Canadá
  Folha do Canadá
  Jacques Brothers Without Borders
  Moquequinha Canadense
  Os Lima
  Pipoca & Canadá
  Semeando em Terras Canadenses
  Sonho Congelado
  Sonho no Canadá
  Tutu com Goham

Blogs de quem já foi
  A Era do Gelo
  As Invasões Bárbaras
  Au Québec
  CanaDaBoa
  Canadiando
  Conexão Toronto
  Família Faian no Canadá
  Fla Lá no Canadá
  Icebloggus
  QuebeCoisa
  Lá no Canadá
  Nous sommes arrivés Québec
  Paulistanos numa Fria
  Picolé Carioca
  Projeto Maple Leaf
  Sai da Tua Terra
  Ser e Ter
  Simbora pro Canadá
  Tudo ao Mesmo Tempo
  Unzip Canadá
  Vivendo nosso Sonho

Sobre o processo de imigração
  Como imigrar
  Perguntas sobre a imigração
  Canada Immigration Brasil

Sobre a viagem
  American Airlines
    - Viajando com animais
  Air Canada

Sobre imóveis lá
  Craigslist.org
  Sublet.com
  ViewIt.ca

Sobre empregos lá
  Monster
  Monster (Canadá)
  CareerBuilder

Blogs de amigos
  Acordei que Sonhava
  Perplexões
  Daniela e Cristiano

Outros sites
  Dentista em Casa
  Yuki Noda Photography


Powered by Blogger