21 de abr. de 2009 11:06 - :: ultranol ::

Conta no HSBC

Greetings, everyone.

Essa semana chegou a hora de uma turma muito legal, a do Picolé Carioca. Receberam o pedido de exames médicos. Seguindo a tradição, o Consulado deu um motivo pra nós ficarmos felizes e esperançosos, e ao mesmo tempo, um motivo pra ficarmos mais desolados... a Flávia do Lá no Canadá ligou perguntando o que aconteceu com o seu pedido de passaporte, e a Maura (a MJ está de férias) informou que os atrasos só tendem a aumentar devido à prioridade dos novos processos.

Porém, não vim aqui pra falar disso, e sim para contar nossa experiência em abrir uma conta de banco no Canadá.

Em janeiro nós fomos ao HSBC perguntar como funciona o esquema de abrir uma conta em outro país estando no Brasil, ainda. A gerente foi simpática e informou que seria tudo muito rápido, questão de dias. A gente abriria uma conta Premier aqui, em alguns dias chegariam os cartões, e depois de mais alguns dias chegariam as senhas necessárias para se utilizar o banco. Após isso nós solicitaríamos a abertura da conta no Canadá, que seria aberta em uns 2 ou 3 dias.

Na realidade foi isso o que aconteceu, só que não exatamente nesse timeline... nós entregamos nossos documentos para abrir a conta no Brasil nos primeiros dias de janeiro, e somente nessa semana conseguimos já ver nossa conta no Canadá bonitinha, pela internet...

Ao solicitarmos a abertura da conta canadense à nossa gerente, o que aconteceu foi o seguinte: recebemos uma ligação de uma outra área do banco (área internacional ou algo assim), aonde a funcionária informou que precisávamos preencher um formulário e providenciar algumas cópias de documentos... o formulário em si não tem segredo, a funcionária nos ajudou a preencher e tal... depois de uma semana fomos informados do número da nossa nova conta e receberíamos um kit do banco em casa.


WARNING: Cats not included.

Pra usar o internet banking era preciso que chegasse mais uma senha pelo correio, e quando ela chegou, na verdade o que chegou foi um aviso: "pra você ter sua senha, ligue para o Phone Centre e solicite-a". Ligamos lá, uma moça que provavelmente estava acostumada a falar com estrangeiros - falava cada palavra devagar, certinho, caprichando nas consoantes, pra não ter como não entender - nos atendeu muito bem e gerou a senha pra gente usar a conta.

Já adicionamos nossa conta no Global View. Agora a gente vê, numa tela só, o saldo de nossas duas contas, a brasileira e canadense. Bacana, né?

Com essa conta, agora, é uma preocupação a menos na hora de embarcar. Teríamos que nos preocupar com traveller's cheques, cotações em casas de câmbio, ficaríamos preocupados em levar esse volume todo na viagem... sem contar que, segundo a minha gerente falou, nosso histórico de crédito aqui no Brasil já está contando no Canadá, tanto de nossa conta corrente quanto de nossos cartões de crédito vinculados à conta brasileira. Além disso, a gente sempre vai pagar tarifa por somente uma das contas.

O kit é legal, vem com nossos cartões de débito e alguns talões de cheque. Precisa ver que bonitinho o talão de cheques de lá. Como disse minha esposa, parece dinheiro de Banco Imobiliário!



Tem uma coisa que nos intrigou... no cheque canadense, no final do campo aonde você escreve o valor por extenso, tem escrito "/ 100 dollars"... pensei, como funciona isso? Se eu escrever 100 dólares, 100 / 100 = 1 ... vou estar fazendo um cheque de 1 dólar?! Aí a minha cunhada que mora nos EUA explicou: quando você faz um cheque que tenha centavos, você não escreve o "cents", você escreve assim: "one hundred dollars and fifty"... aí o resultado é "one hundred dollars and fifty / 100 dollars", ou seja, 100 + 50 centésimos de dólar! Fantástico, não é?

Se bem que...

E quando o cheque não tiver centavos?!

AAAAHHHHH!!!

Marcadores: ,

20 Comentários:

Blogger Ma disse...

ótimo post, adorei seus gatos!!!

vou começar a pensar nesta conta do HSBC. O quanto antes for eliminando burocracia, melhor.

abraço, e boa sorte com o pedido de exames!!

21/4/09 13:13  
Blogger Sergio disse...

Conta no HSBC é realmente o caminho. Mas nossa experiencia não foi tão boa assim. Não sei se demoramos muito para solicitar a abertura da conta no Canadá, mas a verdade é que nada acabou sendo feito pelo Brasil. Mas o atendimento aqui foi nota 10, se voce gosta do HSBC Brasil, o do Canadá é muito melhor na minha opinião. Conseguimos abrir a conta rapidamente, transferir dinheiro é muito fácil, temos nossos cartões de débito, mas segundo nosso gerente canadense ele está brigando ainda com o Brasil para conseguir a transferencia do crédito (acho que vamos precisar interferir aí no Brasil, porque tá muito lento). Em tempo, não estamos pagando nada pela conta aqui.

21/4/09 14:53  
Blogger Chocólatra disse...

Reparei que o cheque brasileiro é cheio de desenhos no background...isso significa que eles se protegem muito mais contra fraudes aqui...PQ SERÁ? fico me perguntando...rs

21/4/09 19:09  
Blogger Unknown disse...

Vocês já eram cliente do HSBC? pelo que entendi não.... o que eu fico meio assim é com o lance do cartão de crédito.. pq disseram que o tal do "histórico" bancário lá conta muito.... será que rolaria fazer isso com minha conta do CITI? vou pesquisar tb.... ótimo post...

21/4/09 19:25  
Anonymous Anônimo disse...

Adorei o seu post!!! Veio bem de encontro com informações que estava buscando. :) Agora tb quero ! :) Abs,

21/4/09 20:41  
Blogger Erika e Reuel disse...

ola!!
isso nos interessou...a gente ja queria abrir essa conta...
quais foram os docs q vc apresentou??? nao precisou ter o visto pra isso nao?
abracos!!

22/4/09 00:41  
Blogger André disse...

Se o cheque nao tiver centavos basta escrever: and 00. Exemplo: One hundred dollars and 00.

22/4/09 13:00  
Blogger :: ultranol :: disse...

Sergio/Marilena, vcs chegaram a receber no Brasil o kit do banco, chegaram a ver suas contas no internet banking e tudo mais? Porque eu imagino que se isso tudo foi feito, o que mais falta ser feito? (Obviamente, quando chegarmos no Canadá, iremos ao banco verificar se podemos usar tudo normalmente, cadastrar nosso endereço, etc). Eu não estou nem contando muito com esse negócio da transferência do histórico do crédito pra não me decepcionar depois. Sobre o atendimento, eu até gosto do pessoal do HSBC, são simpáticos, o problema é que são muito enrolados - vide a demora de 2 semanas se tornar 3 meses.

Chocólatra, isso é bem óbvio, aqui o que mais existe é artimanha pra fraudar as coisas. O cheque de lá basicamente só tem um artifício de segurança: um adesivinho prateado (que você vê à esquerda do logotipo "HSBC PREMIER".

Taty, não éramos clientes do HSBC ainda, não. Pesquise se o Citi também faz essa transferência de histórico de crédito... eu imagino que é um dos poucos bancos que deve fazer isso além do HSBC.

Erika/Reuel, apresentamos poucas coisas, cópia da primeira página do passaporte, cópia de RG, comprovante de endereço (o brasileiro) e alguns extratos bancários. Não precisa ter visto pra abrir a conta lá.

André, isso é bizarro... pelo visto lá então pessoal escreve os centavos certinho, não devem arredondar como aqui, né? Porque senão não valeria ter isso no cheque pra a maioria deles serem preenchidos com "and 00" no final... heheh

22/4/09 16:09  
Anonymous Anônimo disse...

Muito bacana essas informações...

Mas você sabe se as taxas de cambio para essa transferência entre contas internacionais é melhor doque a taxa de cambio de travellers cheques ?

Abraços

22/4/09 19:45  
Blogger The Land of Wind disse...

Nossa, nao sabia de nada disso e moro no Canada desde 2004. Hehehe
Nao escrevo nada no cheque, qdo nao tem centavos, somente corto com uma linha aquele /100.
Nossa conta eh no RBC, Royal Bank of Canada mas tenho uma amiga que tem HSBC e ama tudo.
Para aonde voces vao?
Boa sorte com tudo e um grande abraco!

22/4/09 22:20  
Blogger Sergio disse...

Ultranol, não recebemos nada no Brasil. Acho que o problema pode ter ocorrido porque demoramos muito para escolher a agencia daqui.
Portanto todo o procedimento acabou sendo feito por aqui, não ficamos mais do que quinze minutos da agencia. O gerente é um rapaz croata de 24 anos, super competente e ágil (Mississauga).
Quanto a transferencia do crédito está prometido pelo pessoal daqui no Canadá, vamos ver no que vai dar.
Apesar disso, saímos da agência com um cartão de débito provisório e em 24 horas já conseguimos fazer o nosso cadastro no global view. Agora transferimos dinheiro pagando apenas o IOF. O cambio tem variado em torno de 1,82 - 1,85.

abraço,

Sergio

23/4/09 01:25  
Blogger Ideias Cotidianas disse...

Prezado,

Tentei localizar seu email no site, mas não consegui essa informação.

Se possível, me escreva. Quero conversar com você sobre a possibilidade de escrever uma coluna em um portal sobre o Canadá para os brasileiros em geral.

Aguardo retorno.

Att.

23/4/09 08:38  
Blogger D. e CM. disse...

Teu post esta ótimo
Vamos abrir tbm no HSBC, posso te perguntar em qual agencia voce abriu? Estamos com receio de procurar uma e eles nao fazerem as coisas certas ...
Tudo de bom

Danielle

24/4/09 09:11  
Blogger :: ultranol :: disse...

Sueje.com, ainda não pesquisei isso... pelo que o Sergio já falou num comment abaixo, não parece ser ruim, certo? Mesmo que seja um pouco pior, talvez valha a pena pela tranquilidade de não precisar fazendo "leilão reverso" de casas de câmbio...

Land of Wind, é uma boa essa de cortar o "/100"! Pretendemos ir para Toronto.

Sergio, então provavelmente nossa situação é diferente... a sua agência aqui do Brasil comeu bola, mesmo! Se bem que, mesmo assim, conseguiram resolver a situação de vocês rápido, né?

Danielle, nós abrimos na agência principal de toronto, Toronto Main... tomara que lá o atendimento seja legal. Se bem que eu acho que depende mais da agência daqui do Brasil do que a do Canadá...

24/4/09 11:15  
Anonymous Anônimo disse...

Encontrei este link que tem uma explicação detalhada de preenchimento de cheque canadense. http://www.ehow.com/how_4811557_fill-out-check-canada.html

Tb conversei com uma gerente do HSBC premier de uma agencia de toronto. Ela me informou que o nosso histórico para Equifax e a outra empresa de crédito canadense (que esqueci o nome) só começa a rolar quando começarmos a utilizar a conta canadense(seja via empréstimos ou cartões de crédito). O histórico do HSBC do Brasil só vai valer para a obtenção de crédito no HSBC do Canadá (empréstimos e CC) mas não será, nem poderá ser, divulgado para as instituições externas canadenses de avaliação de crédito.

24/4/09 23:10  
Blogger Paulo Henrique disse...

Meu caro, que história é essa de "os atrasos tendem a aumentar"? Até onde eu sabia, os antigos processos (anteriores às mudanças nas regras) continuavam tendo prioridade. Mudou?
Meu processo é de 27 março de 2007 e recebemos o pedido de exames no início de março agora. Já enviamos.
abs

26/4/09 00:53  
Anonymous Anônimo disse...

Será que eu poderia colocar o link deste post no meu blog? Grata

27/4/09 00:35  
Blogger César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Já estava pensando em ver sobre conta no HSBC. Muito importante seu post. Valeu.

E a vida segue...

27/4/09 01:06  
Blogger :: ultranol :: disse...

PH, acho que você tá bem desatualizado... veja o post "Fast pass" do nosso blog, do dia 21/03... os processos a partir do dia 27/02/2008 têm prioridade sobre os processos de antes disso. Ridículo, né?

Marcia, pode colocar o link pro seu blog, com certeza.

28/4/09 07:29  
Blogger Fla...La...no Canadá disse...

Oi Ultranol,

Também abri a famosa conta HSBC, estou aguardando o envio do kit da conta canadense, mas até agora estou satisfeita com o atendimento deles, a minha gerente foi super atenciosa e procurou responder a todas as minhas dúvidas, inclusive conseguiu a aprovação do cartão de credito canadense, que segundo o setor internacional do HSBC eu só teria direito ápos 6 meses de conta com eles. Também escolhi a Toronto Main, mas só vou saber se foi uma boa escolha quando eu estiver por lá...
Espero que o consulado tenha o bom senso de concluir os processo das pessoas, como nós que deram entrada em 2007!!! Mas a esta altura do campeonato só nos resta ter paciência, rsrs!
Espero em breve estar atualizando o seu timeline dizendo que recebi o pedido do passaporte!!!
Bjs,
Flávia

28/4/09 23:09  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

05/06/2007 Marcação do IELTS
16/06/2007 Exame IELTS
29/06/2007 Resultado do IELTS
07/08/2007 Envio do formulário ao Consulado
13/08/2007 Início do processo
17/08/2007 Confirmação do início do processo (carta)
21/08/2007 Inclusão no sistema (e-CAS)
03/03/2008 Solicitação dos documentos (e-mail)
27/03/2008 Envio dos documentos
19/05/2009 Pedido de atualização de documentos (e-mail)
23/05/2009 Pedido de exames médicos (carta)
29/05/2009 Envio dos exames médicos
17/06/2009 Solicitação dos passaportes e pagamento da taxa final (carta)
18/06/2009 Entrega dos passaportes no Consulado
22/06/2009 Recebimento dos passaportes com visto
13/07/2009 Chegada a Toronto
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
abril 2010
maio 2010
julho 2010
maio 2011
Blogs de quem ainda vai
  Being An Entrepreneur In Canada
  Brancas Nuvens
  Chocolate.ca
  British Columbia 2010
  Cravo e Canela
  Do Brasil ao Canadá
  Folha do Canadá
  Jacques Brothers Without Borders
  Moquequinha Canadense
  Os Lima
  Pipoca & Canadá
  Semeando em Terras Canadenses
  Sonho Congelado
  Sonho no Canadá
  Tutu com Goham

Blogs de quem já foi
  A Era do Gelo
  As Invasões Bárbaras
  Au Québec
  CanaDaBoa
  Canadiando
  Conexão Toronto
  Família Faian no Canadá
  Fla Lá no Canadá
  Icebloggus
  QuebeCoisa
  Lá no Canadá
  Nous sommes arrivés Québec
  Paulistanos numa Fria
  Picolé Carioca
  Projeto Maple Leaf
  Sai da Tua Terra
  Ser e Ter
  Simbora pro Canadá
  Tudo ao Mesmo Tempo
  Unzip Canadá
  Vivendo nosso Sonho

Sobre o processo de imigração
  Como imigrar
  Perguntas sobre a imigração
  Canada Immigration Brasil

Sobre a viagem
  American Airlines
    - Viajando com animais
  Air Canada

Sobre imóveis lá
  Craigslist.org
  Sublet.com
  ViewIt.ca

Sobre empregos lá
  Monster
  Monster (Canadá)
  CareerBuilder

Blogs de amigos
  Acordei que Sonhava
  Perplexões
  Daniela e Cristiano

Outros sites
  Dentista em Casa
  Yuki Noda Photography


Powered by Blogger