26 de out. de 2009 18:42 - :: ultranol ::

Droga de lógica!

Graças a Deus podemos dizer que estamos indo muito bem aqui no Canadá. Além de, obviamente, estarmos vivendo uma vida tranquila, sem nos preocuparmos com violência, roubo, etc., podemos dizer que estamos indo bem financeiramente. Mesmo querendo muito viver aqui, é lógico que tínhamos em mente que poderíamos não arranjar emprego, e nesse caso, precisaríamos em algum momento colocar um "basta" no financiamento do nosso sonho, e talvez voltarmos pro Brasil. Ainda bem que estamos trabalhando, o dinheiro tá entrando e não precisamos ficar contando cada centavo que gastamos, como fizemos nas primeiras semanas.



Aqui em casa, o mais preguiçoso sou eu, com apenas um emprego.


Nossa vida material aqui está tão boa, senão melhor, do que no Brasil. Tudo o que eu sempre falei que ia ter no Canadá eu pude realizar. Exemplo: sempre quis ter um iPhone no Brasil, mas não queria gastar milhares de reais num negócio que fatalmente alguém ia levar de mim. Cheguei aqui, iPhone. Contrato de 3 anos? Não importa, eu vou ter um iPhone e dane-se. Videogame? Sim, eu vou ter um Wii. Podia ter um Wii antes, mas no nosso apartamento anterior não havia espaço pra nos mexermos o suficiente. Vou ter um videogame quando eu tiver um apartamento decente e vai ser um Wii. Depois de um mês, Wii. Com Guitar Hero e seus apetrechos, ainda por cima.



Não vou nem comentar sobre o meu desejo desde criança, que era ter uma bola quadrada.


Acho que a diferença entre coisas que tinha no Brasil e aqui é apenas uma: carro. Meu Golzinho foi meu parceiro de aventuras por 6 anos. Morando no Rio de Janeiro, era absolutamente necessário ter carro, pois não dava pra depender do sistema de transporte da cidade, ainda mais nos bairros aonde a gente morou lá.

Aqui, na situação atual que estamos, e principalmente depois de conseguirmos mais um emprego, começamos a babar pra termos um carro. Vejam se não é tentador: imaginem comprar um carro novo, zerinho, modelo 2010, com ar condicionado, vidros elétricos, transmissão automática, airbags, freios ABS, Bluetooth, piloto automático, pagando nada de entrada e juros de 2% ao ano (não é ao mês não, é ao ano), com uma parcela mensal que cabe com folga no seu orçamento mensal?

Tudo muito bom, tudo muito bem, até que começo a pensar na lógica de se comprar um carro. Aqui, aonde estamos, não precisamos de carro. Temos à disposição o TTC, um transporte público eficaz, seguro, organizado, que nunca nos deixou na mão. Usando esse transporte, estamos a 15 minutos do centro, eu estou a 20 minutos do meu trabalho. Aonde moramos, não precisamos ir longe pra nada, temos tudo aqui perto: supermercados, restaurantes, academia, caixas eletrônicos, correios, sem nem precisarmos usar transporte. Cinema? Temos várias escolhas, todas elas a 15 minutos de casa, via TTC. Hell, estamos praticamente no meio de duas linhas de metrô, sendo que na frente de casa passa bonde e passa ônibus.



Que outras formas de transporte que a gente poderia precisar? Naves espaciais?


Até aí, tudo bem. Estaríamos comprando uma coisa que seria um bem, uma propriedade. Não usaríamos muito, então gastaríamos pouco com manutenção e gasolina. Aí chegamos no ponto crucial da argumentação: seguro. Carros aqui no Canadá têm obrigatoriamente que ser segurados. Bem, aqui é um país seguro, então o seguro aqui deve ser barato, né? Errado. Por algumas razões, o seguro aqui é absurdamente caro. Primeiro, a cobertura do seguro deve, por lei, ser de no mínimo um milhão de dólares em barras de ouro, que valem mais do que dinheiro. Segundo, pelo próprio fato do seguro ser obrigatório, todos têm que pagar e acabou. Aí, no nosso caso, como somos novos por aqui, é como se a gente tivesse 16 anos e acabamos de ganhar nossa carteira de motorista.

Na prática, é o seguinte: trezentos dólares por mês, no mínimo, só pra pagar o seguro. Então, compraríamos algo que não usaríamos no dia-a-dia, que não precisamos usar no fim de semana, que vai custar nos fazer jogar no lixo mais de 300 dólares todo mês, além de gastos com estacionamento ($75/mês aqui no nosso prédio, $100/mês no meu trabalho, etc).

Agora, pra matar a charada: se eu alugar um carro pra todos os fins de semana do mês, e vamos dizer que esse mês tenha 5 fins de semana, eu gasto... $250 por mês. Ou seja, eu gasto menos alugando um carro para todos os fins de semana do mês, do que eu gastaria só com o seguro de um carro.

O consumismo é uma praga, mesmo. É tão óbvio que, no nosso caso, não vale a pena, mas mesmo assim eu ainda fico pensando "mas que seria legal ter um carro, seria"...

Maldita razão!



P.S.: Pode ser que daqui a algumas semanas o frio faça querermos mandar toda essa lógica pra casa do chapéu. Veremos.

10 Comentários:

Blogger Julio Samico disse...

Poxa, a vida aqui é assim mesmo! A gente sai comprando esses gadgets, especialmente os portáteis (já que podemos usá-los sem medo), né? E eu estou com este mesmíssimo dilema. hehehe. Compro ou não compro um carro! Eis a questão. Mas que o carrinho não é tão necessário como é no BRasil, não é mesmo, hein!?!

26/10/09 22:57  
Blogger Unknown disse...

se eu não estou enganada, o meu cartão de crédito, por exemplo, tem seguro pra carro.. (é cartão platinum do citibank)... da uma olhada pq, as vezes, pagamos em dobro pelas coisas (por exemplo, esse cartão tem seguro viagem, mala, até segurança se roubarem minha casa tenho direito...)

agora, vou falar.. terei o mesmo problema quando chegar ai... vou morrer de vontade de comprar um carro hua hua hua...

beijocas

27/10/09 06:31  
Blogger P disse...

adorei o post! eu sempre vivi sem carro aqui no rio, morando na zona de metrôs linha 1 e vivendo com táxi à noite. mas a violência daqui é uma praga... agora a nova modalidade omlímpica é derrubar helicópteros da pm.

relaxem com o carro enquanto der... novo emprego, novo idioma, nova vida mesmo. mais tarde, quando pensarem em fazer viagens de carro pelo país e eua, talvez depois de pensarem numa hipoteca pra casa... se está dando pra ir sem o carritcho, não compre carritcho!

bjks
p

ps: que gatuxo fofuuuuuxo

27/10/09 08:23  
Blogger Ma disse...

Olá!!!

Adoro os posts de vcs!!!

Que pena q vcs nunca visitam meu blog :(
Vcs não querem fazer novos amigos?!!!

Abraços e tudo de bom!!!!

27/10/09 15:21  
Blogger Carolina e Moacir Stein disse...

Olá!!
Já tivemos esses mesmos raciocínos aqui em toronto, rsrsrs...e optamos por nao ter carro...
Vocês já deram uma pesquisada sobre os programas de alugueis do "Zip Car" e "Auto Share" que tem por aqui?? Você se cadastra, recebe um cartao que vai te permitir abrir os carros e chave ja vai estar no contato (você deve reservar o carro pela net antes de usar o cartao para abri-lo), paga uma pequena taxa anual e um valor bem baixo por hora ou dia quando for alugar um, você escolhe, com tudo incluso: gasolina, seguro, etc...você pode pegar e devolver o carro em qualquer um dos vários pontos espalhados pela cidade e so tem que estar com no mínimo 1/4 de gasosa no momento da devolução e caso esteja abaixo você vai num posto e abastece com um cartao, que fica no porta luvas, e a conta vai pra empresa e se puder lavar eles te reembolsam, manja?...vale a pena dá uma pesquisada no google, parece mais lógico e justo, hehehe (essa descriçao é do zip car!).
Abraço!
Carol.

27/10/09 16:27  
Blogger César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Adorei o post. Bom ver que usando a razão evitamos compras desnecessárias. E viva o Canadá.

E a vida segue...

27/10/09 16:49  
Blogger Carina disse...

Olá! Tudo bem?
Me ocorreu uma coisa agora... eu tenho um gato peludo que nem o de vcs, pretendo levá-lo comigo para o Canadá tb, mas aqui no Brasil eu levo ele para fazer tosa higienica pq senao a coisa fica feia, começa a fazer nó... vcs tosam o de vcs? Levam em algum lugar para isso em Toronto? Se sim, é caro?
Obrigada e boa sorte no inverno.

28/10/09 21:26  
Blogger :: ultranol :: disse...

Respondendo a alguns comentários:

Taty, tenho quase certeza que o seguro do cartão de crédito cobre carros alugados somente, não serve como seguro de um carro que seja seu...

P, como vc bem disse mesmo, no Rio se vc só depende da linha 1, até rola ficar sem carro. Essa da foto é a Lilo, e não, ela não comeu os chocolates da foto.. hehehe... ela só deitou nos nossos restos e acabou virando uma ótima foto... hehehe

Ma, a gente visita muitos blogs, só não comentamos com muita frequência... :(

Carol, esse conceito de car sharing eu sinceramente nunca tinha ouvido falar e achei muito interessante! Acho que na frequência que planejamos usar um carro, no nosso caso não vai valer a pena... mas realmente é um negócio completamente novo que faz muito sentido. Espero que tenham clientes e possam continuar no mercado.

Carina, nossos gatos são peludos mas não tanto pra "coisa chegar a ficar feia"... hehehe... adorei o seu eufemismo... hehehe uma vez ou outra que o Mochi saiu do banheiro com um presentinho, a gente tirou e deu um banho... hehehe... nada muito frequente pra que seja preocupante... infelizmente não tenho noção de preço de tosa.

28/10/09 23:37  
Blogger Temperatura Máxima no Canadá disse...

Legal vcs estarem conquistando as terras geladas, se já está assim no começo imagina daqui há alguns anos...hehehe

Continuo na torcida para que muitos mais sonhos se realizem por aí..

Agora me diga, vcs foram bonzinhos e compraram aquele playground de madeira com vários andares para gatos??????..hunf... eles merecem um agradinho desses tb...hehehehehe

bjs

Rosi

29/10/09 11:06  
Blogger Fabiane Camargo disse...

Esse post foi ótimo! Iremos para Montreal e pensamos que no começo um carro não seria nada necessário, mas pelo post de vcs começo a ter dúvidas se vale mesmo a pena ter um carro.

Obrigada pelas ótimas dicas ..

[]s
Fabiane

6/11/09 10:30  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

05/06/2007 Marcação do IELTS
16/06/2007 Exame IELTS
29/06/2007 Resultado do IELTS
07/08/2007 Envio do formulário ao Consulado
13/08/2007 Início do processo
17/08/2007 Confirmação do início do processo (carta)
21/08/2007 Inclusão no sistema (e-CAS)
03/03/2008 Solicitação dos documentos (e-mail)
27/03/2008 Envio dos documentos
19/05/2009 Pedido de atualização de documentos (e-mail)
23/05/2009 Pedido de exames médicos (carta)
29/05/2009 Envio dos exames médicos
17/06/2009 Solicitação dos passaportes e pagamento da taxa final (carta)
18/06/2009 Entrega dos passaportes no Consulado
22/06/2009 Recebimento dos passaportes com visto
13/07/2009 Chegada a Toronto
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
abril 2010
maio 2010
julho 2010
maio 2011
Blogs de quem ainda vai
  Being An Entrepreneur In Canada
  Brancas Nuvens
  Chocolate.ca
  British Columbia 2010
  Cravo e Canela
  Do Brasil ao Canadá
  Folha do Canadá
  Jacques Brothers Without Borders
  Moquequinha Canadense
  Os Lima
  Pipoca & Canadá
  Semeando em Terras Canadenses
  Sonho Congelado
  Sonho no Canadá
  Tutu com Goham

Blogs de quem já foi
  A Era do Gelo
  As Invasões Bárbaras
  Au Québec
  CanaDaBoa
  Canadiando
  Conexão Toronto
  Família Faian no Canadá
  Fla Lá no Canadá
  Icebloggus
  QuebeCoisa
  Lá no Canadá
  Nous sommes arrivés Québec
  Paulistanos numa Fria
  Picolé Carioca
  Projeto Maple Leaf
  Sai da Tua Terra
  Ser e Ter
  Simbora pro Canadá
  Tudo ao Mesmo Tempo
  Unzip Canadá
  Vivendo nosso Sonho

Sobre o processo de imigração
  Como imigrar
  Perguntas sobre a imigração
  Canada Immigration Brasil

Sobre a viagem
  American Airlines
    - Viajando com animais
  Air Canada

Sobre imóveis lá
  Craigslist.org
  Sublet.com
  ViewIt.ca

Sobre empregos lá
  Monster
  Monster (Canadá)
  CareerBuilder

Blogs de amigos
  Acordei que Sonhava
  Perplexões
  Daniela e Cristiano

Outros sites
  Dentista em Casa
  Yuki Noda Photography


Powered by Blogger