28 de abr. de 2009 12:50 - :: ultranol ::

Blogs sprouting everywhere

Estava eu hoje dando meu 144º refresh no sistema de timelines e resolvi rolar a tela mais pra baixo. Eu procuro não fazer isso pra não me desanimar, sabe? O processo "S & V" e mais recentemente o "Maia e Tine" são o meu point of no return.

Após ter ultrapassado essa barreira, e depois de alguns resmungos e suspiros, percebi uma coisa: a galerinha tá criando um monte de blogs! Até uns meses atrás, a turma do processo novo tinha ao todo dois ou três blogs. Agora, são onze! Fiquei animado com isso.

Muito legal, isso... imagina o quanto de informação que nós imigrantes poderemos trocar uns com os outros.

Vou ver um deles aqui, como é... humm... Frozen Bossa Nova, vamos ver... pessoal deu entrada há 6 meses no processo...

Putz, já receberam o pedido de exames... (PAF!)

De volta ao desânimo...

DISCLAIMER: eu acho que nem preciso dizer isso, mas aqui vai: é lógico que desejo absolutamente tudo de bom para todos que receberam pedidos de exames, a minha única queixa é contra as regras impostas, OK? I hate the game, not the players.

Marcadores: ,

21 de abr. de 2009 11:06 - :: ultranol ::

Conta no HSBC

Greetings, everyone.

Essa semana chegou a hora de uma turma muito legal, a do Picolé Carioca. Receberam o pedido de exames médicos. Seguindo a tradição, o Consulado deu um motivo pra nós ficarmos felizes e esperançosos, e ao mesmo tempo, um motivo pra ficarmos mais desolados... a Flávia do Lá no Canadá ligou perguntando o que aconteceu com o seu pedido de passaporte, e a Maura (a MJ está de férias) informou que os atrasos só tendem a aumentar devido à prioridade dos novos processos.

Porém, não vim aqui pra falar disso, e sim para contar nossa experiência em abrir uma conta de banco no Canadá.

Em janeiro nós fomos ao HSBC perguntar como funciona o esquema de abrir uma conta em outro país estando no Brasil, ainda. A gerente foi simpática e informou que seria tudo muito rápido, questão de dias. A gente abriria uma conta Premier aqui, em alguns dias chegariam os cartões, e depois de mais alguns dias chegariam as senhas necessárias para se utilizar o banco. Após isso nós solicitaríamos a abertura da conta no Canadá, que seria aberta em uns 2 ou 3 dias.

Na realidade foi isso o que aconteceu, só que não exatamente nesse timeline... nós entregamos nossos documentos para abrir a conta no Brasil nos primeiros dias de janeiro, e somente nessa semana conseguimos já ver nossa conta no Canadá bonitinha, pela internet...

Ao solicitarmos a abertura da conta canadense à nossa gerente, o que aconteceu foi o seguinte: recebemos uma ligação de uma outra área do banco (área internacional ou algo assim), aonde a funcionária informou que precisávamos preencher um formulário e providenciar algumas cópias de documentos... o formulário em si não tem segredo, a funcionária nos ajudou a preencher e tal... depois de uma semana fomos informados do número da nossa nova conta e receberíamos um kit do banco em casa.


WARNING: Cats not included.

Pra usar o internet banking era preciso que chegasse mais uma senha pelo correio, e quando ela chegou, na verdade o que chegou foi um aviso: "pra você ter sua senha, ligue para o Phone Centre e solicite-a". Ligamos lá, uma moça que provavelmente estava acostumada a falar com estrangeiros - falava cada palavra devagar, certinho, caprichando nas consoantes, pra não ter como não entender - nos atendeu muito bem e gerou a senha pra gente usar a conta.

Já adicionamos nossa conta no Global View. Agora a gente vê, numa tela só, o saldo de nossas duas contas, a brasileira e canadense. Bacana, né?

Com essa conta, agora, é uma preocupação a menos na hora de embarcar. Teríamos que nos preocupar com traveller's cheques, cotações em casas de câmbio, ficaríamos preocupados em levar esse volume todo na viagem... sem contar que, segundo a minha gerente falou, nosso histórico de crédito aqui no Brasil já está contando no Canadá, tanto de nossa conta corrente quanto de nossos cartões de crédito vinculados à conta brasileira. Além disso, a gente sempre vai pagar tarifa por somente uma das contas.

O kit é legal, vem com nossos cartões de débito e alguns talões de cheque. Precisa ver que bonitinho o talão de cheques de lá. Como disse minha esposa, parece dinheiro de Banco Imobiliário!



Tem uma coisa que nos intrigou... no cheque canadense, no final do campo aonde você escreve o valor por extenso, tem escrito "/ 100 dollars"... pensei, como funciona isso? Se eu escrever 100 dólares, 100 / 100 = 1 ... vou estar fazendo um cheque de 1 dólar?! Aí a minha cunhada que mora nos EUA explicou: quando você faz um cheque que tenha centavos, você não escreve o "cents", você escreve assim: "one hundred dollars and fifty"... aí o resultado é "one hundred dollars and fifty / 100 dollars", ou seja, 100 + 50 centésimos de dólar! Fantástico, não é?

Se bem que...

E quando o cheque não tiver centavos?!

AAAAHHHHH!!!

Marcadores: ,

8 de abr. de 2009 18:36 - :: ultranol ::

Mais uma semana nula

A semana já está acabando (depois de amanhã é feriado), e nenhum pedido de exames médicos...

Já que não tenho novidades, vou relatar então fatos ocorridos nessa semana que não tem quase nenhuma relação com o nosso processo. É isso mesmo, pessoal, pura encheção de linguiça.
  • Há um ano e meio, após dar entrada no processo de imigração, comprei um HD portátil de 250 GB da Seagate, com o propósito de levar meus dados comigo quando fosse embora daqui... nessa semana o aparelhinho fez o que eu adoraria fazer e não posso: pediu água! Isso mesmo, o disco foi pro saco antes do processo terminar. É mole? Não perdi nada de importante, porque o disco foi arregando aos poucos... salvei vídeos da nossa viagem do ano passado para os quais não tinha backup... acho que vou pedir o reembolso pra Maria João! P. S.: se você tiver lendo isso, MJ, é brincadeira, OK?

  • O Mochi ficou doente. De ontem pra cá já vomitou não sei quantas vezes. Esses gatos de hoje em dia, viu... mal sabem eles que ainda vão ter que aguentar uma viagenzinha aí de umas 20 horas, num lugar escuro, frio e ridiculamente apertado...

  • Minha vizinhança é cheia de crianças. Como diz minha mãe, "eu não sei de onde brota tanta criança". Até aí, tudo bem. Brincam na rua durante o dia... e de uns tempos pra cá, durante a noite. Até a meia noite. Batendo bola, gritando, chutando o portão, jogando garrafas... há um mês, mais ou menos, após dias seguidos pedindo a todos para que sossegassem, chamei a polícia para ver se adiantava alguma coisa. Adiantou, a princípio. Não sei o que a polícia falou pra eles, mas a "carcada" deixou o pessoal "pianinho" até anteontem, mais ou menos, quando "Os Outros violaram a trégua" (piadinha para os fãs de Lost). Dessa vez, porém, não fiz nada. Minha mãe e a minha esposa na mesma noite que eu chamei a polícia me pediram pra "não mexer mais com esse pessoal", devido a possíveis retaliações perpetradas por pessoas do mesmo círculo de amizades dessa turma, e eu atendi a esse desejo. Por isso, aguentei o desrespeito e vou ter que aguentar até o final.

    Resumindo a história: nesse país, o cidadão honesto que paga seus impostos é quem tem sua liberdade cerceada, e o delinquente é quem está à solta, fazendo o que bem entender.

Marcadores: ,

1 de abr. de 2009 22:45 - :: ultranol ::

O reconhecimento

Em dezembro do ano passado, o sr. Guidy Mamann, um especialista em imigração do Canadá, criticou severamente as novas regras, já enxergando o grande disparate que estava por vir. Nós, que estamos na fila, só esperávamos que ele estivesse errado.

O artigo é esse: "Changes to skilled worker program even worse than originally feared", publicado no jornal Metro de Toronto.

Um trechinho do texto dele: "Nós podemos esperar um pouco de ineficiência e injustiça do nosso sistema de imigração. Porém, agora nós teremos que aprender a lidar com pura insanidade."

Após todos conhecerem casos de pessoas esperando há 7, 10 meses na fila já passarem na frente de gente esperando há 22, 25 meses, não me contentei e mandei um e-mail para o sr. Mamann, dizendo, entre outras coisas: "(...) I am writing to you to inform you (...) that you were 100% right about the new immigration rules, saying that the CIC could interpret them in an unfair manner (...)".

Ele gentilmente me respondeu após dois dias:

"Thanks for bringing this to my attention. It was expected. Sorry you had
to find out the hard way..."

Marcadores:

05/06/2007 Marcação do IELTS
16/06/2007 Exame IELTS
29/06/2007 Resultado do IELTS
07/08/2007 Envio do formulário ao Consulado
13/08/2007 Início do processo
17/08/2007 Confirmação do início do processo (carta)
21/08/2007 Inclusão no sistema (e-CAS)
03/03/2008 Solicitação dos documentos (e-mail)
27/03/2008 Envio dos documentos
19/05/2009 Pedido de atualização de documentos (e-mail)
23/05/2009 Pedido de exames médicos (carta)
29/05/2009 Envio dos exames médicos
17/06/2009 Solicitação dos passaportes e pagamento da taxa final (carta)
18/06/2009 Entrega dos passaportes no Consulado
22/06/2009 Recebimento dos passaportes com visto
13/07/2009 Chegada a Toronto
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
abril 2010
maio 2010
julho 2010
maio 2011
Blogs de quem ainda vai
  Being An Entrepreneur In Canada
  Brancas Nuvens
  Chocolate.ca
  British Columbia 2010
  Cravo e Canela
  Do Brasil ao Canadá
  Folha do Canadá
  Jacques Brothers Without Borders
  Moquequinha Canadense
  Os Lima
  Pipoca & Canadá
  Semeando em Terras Canadenses
  Sonho Congelado
  Sonho no Canadá
  Tutu com Goham

Blogs de quem já foi
  A Era do Gelo
  As Invasões Bárbaras
  Au Québec
  CanaDaBoa
  Canadiando
  Conexão Toronto
  Família Faian no Canadá
  Fla Lá no Canadá
  Icebloggus
  QuebeCoisa
  Lá no Canadá
  Nous sommes arrivés Québec
  Paulistanos numa Fria
  Picolé Carioca
  Projeto Maple Leaf
  Sai da Tua Terra
  Ser e Ter
  Simbora pro Canadá
  Tudo ao Mesmo Tempo
  Unzip Canadá
  Vivendo nosso Sonho

Sobre o processo de imigração
  Como imigrar
  Perguntas sobre a imigração
  Canada Immigration Brasil

Sobre a viagem
  American Airlines
    - Viajando com animais
  Air Canada

Sobre imóveis lá
  Craigslist.org
  Sublet.com
  ViewIt.ca

Sobre empregos lá
  Monster
  Monster (Canadá)
  CareerBuilder

Blogs de amigos
  Acordei que Sonhava
  Perplexões
  Daniela e Cristiano

Outros sites
  Dentista em Casa
  Yuki Noda Photography


Powered by Blogger